Sobre nós

Significado do Sonho tem como objetivo ajudar as pessoas por meio da psicanálise dos sonhos, por meio de artigos escritos por psicanalistas especializados em sonhos.

Os sonhos adquiriram um novo significado quando o sonho para a psicanálise se tornou uma área de estudo. Em 1900, Sigmund Freud publicou o livro “A Interpretação dos Sonhos”. O livro é considerado um dos marcos do início da psicanálise. A teoria dos sonhos de Freud ainda atrai muitos estudiosos de vários campos do conhecimento humano. O misterioso e rico universo dos sonhos pode revelar mais sobre nós do que podemos imaginar.

Antes das teorias de Freud, os sonhos eram geralmente interpretados como premonições ou meros símbolos. Após as teorias de Freud e a interpretação do sonho pela psicanálise, o sonho passou a ter outra interpretação. Ser visto como características ou reflexos de nosso inconsciente.

Um dos principais propósitos dos sonhos para a psicanálise é destacar a importância que o que sonhamos pode ter em nossas vidas. Além disso, os sonhos podem influenciar nossos pensamentos ou atitudes. O sono para a psicanálise também pode ser muito útil, do ponto de vista terapêutico. Já a sua análise, na terapia, pode auxiliar o psicanalista durante o processo de tratamento.

É muito importante que o psicanalista ou psicólogo compreenda a formação dos sonhos. E como são desenvolvidos seus mecanismos de defesa e quais são os princípios de sua interpretação.

 

O sonho da psicanálise

Depois de um longo dia de trabalho, nada como uma boa noite de sono para descansar e se desconectar da vida cotidiana. Para muitos de nós, os sonhos podem não fazer sentido. Já o sonho para a psicanálise, pode revelar desejos e traumas ou outros elementos presentes em nosso inconsciente. Para a psicanálise, o sono é uma das formas de acessar o inconsciente, uma parte da mente à qual não temos fácil acesso.